Ter sua independência financeira com renda passiva

Ter sua independência financeira com renda passiva

Muitas pessoas falam em ter sua liberdade financeira, escolher seus horários e poder fazer o que gosta. Umas das formas para conquistar isso é ter sua independência financeira com renda passiva.

Empreender e fazer seu faturamento crescer, aumentar seu patrimônio, criar possibilidades, são passos do caminho de um bom empreendedor, mas chega em um determinado momento que você precisa fazer o dinheiro trabalhar para você e é ai onde entram os investimentos em fundos e outras fontes de renda.

Mas você sabe o que é renda passiva? A resposta para essa pergunta é simples, é aquele dinheiro que rende independente de sua força de trabalho. Você com certeza já deve ter escutado a frase “faça seu dinheiro trabalhar por você”.

Veja o exemplo, você decide tirar um tempo livre, sai da sua atividade atual e automaticamente a renda proveniente de seu trabalho será cancelada, mas caso você tenha investimentos na bolsa de valores, os juros recebidos desse investimento, são sua renda passiva.

Este é apenas um tipo, existem outras formas de renda passiva, como alugueis de imóveis, direitos autorias de qualquer tipo, royalties e vários outros.

Uma associação comumente feita ao termo renda passiva é a tão sonhada independência financeira. Ter tempo para fazer outras atividades, investir em novos projetos é algo almejado por todos, e uma forma de se conseguir é ter o seu dinheiro trabalhando pra você.

Essa renda passiva pode ser divididas em dois grandes grupos:

  • Renda passiva com capital: como já foi dito anteriormente, investimentos são de forma geral, são a melhor forma de exemplificar esse tipo de renda, resultados obtidos através de capital investido em qualquer modalidade se enquadra nessa situação;

  • Renda passiva sem capital: aqui temos algumas formas, se você tem direitos autorias de marcas ou alguma trabalho/ideia, alugueis recebidos, se você faz parte de alguma sociedade e recebe os lucros dela, dentre várias outras formas.

A renda passiva é o exato oposto da renda ativa, que é o resultado direto do seu trabalho, seu salário, o resultado de suas vendas e de todas as atividades onde o seu esforço e trabalho são os geradores da renda.

Algo importante que não se pode confundir é que renda extra não é renda passiva. Como exemplo podemos considerar trabalhos de freelancer ou resultado de produtos vendidos que não são diretamente de sua atividade, essa renda é ativa, mesmo não sendo gerada diretamente de sua atividade principal, ela depende de seu esforço, por isso não pode ser considerada renda passiva.

Mas lembre-se, ter uma fonte de renda passiva, requer capital e adquirir capital na imensa maioria das vezes requer trabalho e esforço, mas após o seu investimento inicial, você começa a ter resultados e será mais um a poder repetir a frase “meu dinheiro trabalha pra mim”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email